Siga-nos no facebook!

Estátua de Morihiro Saito Shihan em Iwama

 

Estágio Campilhas - Summer Seminar

::: site oficial >>

1º Estágio Nacional de Crianças e Jovens

::: site oficial >>

Estágio Internacional na Rússia 2011

::: site oficial >>

Estágio Internacional em Itália 2011

::: site oficial >>

Estágio Internacional na Argentina 2011

::: site oficial >>

Estgio Internacional - Setembro de 2011

05 de Setembro de 2011

::: ver >>

Estgio de Junho de 2011

16 de Junho de 2011

::: ver >>

Obras no Honbudojo (2)

03 de Maio de 2010

::: ver >>

Obras no Honbudojo (1)

19 de Abril de 2010

::: ver >>

Estgio de Professores

14 de Maro de 2010

::: ver >>

Estgio de Kumijo

28 de Fevereiro de 2010

::: ver >>

Celebrao

14 de Fevereiro de 2010

::: ver >>

Kagami Biraki

7 de Fevereiro de 2010

::: ver >>

Antigo Honbudojo

::: ver >>

Saito Sensei

::: ver >>

Fotografias de O'Sensei

::: ver >>

Hitohira Saito Sensei

Hitohira Saito, é o único filho varão e sucessor de Morihiro Saito Sensei e de Sata Saito.

Hitohira Saito nasceu a 12 de Fevereiro de 1957, no dojo de Iwama. Tem três irmãs, duas mais velhas.

Quando nasceu, os seus pais estavam muito envolvidos a servir o Fundador e sua família, seja no âmbito do Aikido, seja na agricultura. Por isso, poucas vezes viu os seus pais nos primeiros anos. As suas irmãs mais velhas tomaram conta dele e ajudavam-no no dia a dia. De madrugava, quando acordava, já os pais tinham saído para servir O?Sensei. O único vestígio que restava deles terem estado em casa, era uma lancheira que sua mãe preparava antes do sol nascer, para ele levar para a escola.

Aos sete anos O'Sensei permite-lhe começar o treino de Aikido.

O treino rigoroso e vigoroso que leva a partir de então, irá transformá-lo num dos mais eficientes e vigorosos técnicos do mundo. Treinou com o Fundador até este se retirar para Tóquio nos últimos meses da sua vida. Depois continuou o treino com o seu pai, Morihiro Saito.

Tinha nove anos quando se lembra de estar a instruir, no jiyu keiko, (treino livre depois das aulas de aikido) os cintos negros que vinham de Tóquio e que, por não terem aulas contínuas com o Fundador, não conseguiam seguir e repetir a sua técnica.

Hitohira Saito Shihan, tirou um curso de culinária em Osaka e Sendai. Ali aproveitou também para treinar com grandes mestres como Abe Seiseki em Osaka e Hansawa Shihan em Sendai.

Abe Sensei foi o professor de caligrafia do Fundador do Aikido e ainda é (ainda vive) o professor de caligrafia de Hitohira Sensei.

::TOPO::

Depois de acabar o curso volta para Iwama e abre um restaurante em frente ao Templo de Aikido, no terreno que o fundador deu à família Saito. Mais tarde, terá de abandonar esta profissão pois o seu pai pede-lhe para dedicar mais tempo ao Aikido.

Além de ser um excelente caligrafista e pintor, é também um escultor tradicional. As suas máscaras e cabeças de leões Shishi utilizadas nas festas tradicionais japonesas têm muito sucesso.

Em 2000, incitado por seu pai, constrói o seu dojo privado. É inaugurado, com a presença de seu pai Morihiro Saito, a 16 de Julho de 2000. Ao novo dojo dá o nome de Tanrenkan.

Anos antes de seu pai falecer, Hitohira Saito toma conta do dojo do Fundador, aliviando o trabalho de seu pai e de sua mãe. Com o falecimento de Morihiro Saito, Hitohira Sensei continuou a governar o dojo do Fundador e o Templo do Aikido, servindo a família Ueshiba como até então. Contudo, divergências com o Aikikai, tornam-se claras quando tentam impedir que Hitohira Sensei continue ensinando o Aikido do Fundador no dojo. Estas divergências levam-no a separar-se da organização Aikikai em Fevereiro de 2004, e forma a sua própria organização chamada Iwama Shin Shin Aikishurenkai.

Muitos dos alunos de seu pai, principalmente as camadas mais jovens, seguem-no e Hitohira Sensei monta o seu Honbu Dojo (dojo central) no Tanrenkan.

Hitohira Sensei, como seu pai, continua viajando por todo o mundo tentando dar resposta aos inúmeros pedidos para estágios internacionais. No Japão, também viaja constantemente para ensinar.

Hitohira Sensei já veio várias vezes a Portugal para dirigir estágios internacionais muito concorridos.

::TOPO::