Regulamento para Uchideshi

Tabela de Conteudos

- Definição e Objectivos

- Generalidades

- Candidaturas

  Candidatos

  Documentação

- Duração e Preços

  Inscrição no Programa de Uchideshi

  Estadia

  Taxas

  Caução

  Extras

- Responsabilidades dos uchideshi

  Horários e Treinos

  Limpeza e Manutenção

  Administração

- Atitude e Conduta

  Atitude

  Conduta

  Visitas

  Ausências

  Televisão e Música

  Despedida

- Casos Específicos

  Koshukai

  Otomo

  Uchideshi Dai-Sempai

  Doenças ou Lesões

- Causas de Expulsão

  Uso de Intoxicantes

  Quebras de Etiqueta ou Conduta

- Horários dos Uchideshi

- Tabela de Preços

 

Definição e Objectivos

O Conselho Técnico da Associação Portuguesa Aikishuren Dojo (APASD) aprovou o estabelecimento do Programa de Uchideshi no honbu dojo em Portugal.

O propósito deste programa é formar praticantes de Aikido para que se tornem bons exemplos da personificação desta Arte, tanto física, técnica como espiritualmente, e assim enriquecendo as suas vidas e contribuindo para o futuro do Aikido e da sociedade em geral.

Um uchideshi (lit.: estudante residente) é um praticante especial que vive próximo do Mestre, e cuja toda a sua actividade diária passa a estar sob sua orientação directa, durante um certo período de tempo.

No caso de haver um grupo de uchideshi, o Mestre poderá incubir o mais antigo de ser o uchideshi dai-sempai, ou seja o uchideshi mais antigo, que terá o dever de orientar e ajudar os outros uchideshi.

Generalidades

A vantagem de viver num dojo como uchideshi é o uso completo de todas as possibilidades de aprendizagem do dojo, 24 horas por dia, para evolução pessoal.

O treino não é unicamente limitado às aulas, mas continua todo o tempo, enquanto o praticante procura renovar a sua própria confiança no que é ser uchideshi e no treino que está a fazer. Isto deve ser prioritário durante este período. Cada actividade por mais insignificante que seja, neste contexto, deve ser considerada uma oportunidade para crescimento pessoal e uma forma de interiorizar a arte. Indissociável da aplicação do bom senso, tolerância, perseverança e abdicação pessoal, o crescimento individual não pode ser separado do bem-estar dos outros.

Os uchideshi poderão continuar os seus estudos académicos ou manter um emprego.

A regulamentação por escrito é unicamente uma orientação para o princípio da disciplina. A essência da disciplina vem da consciência de cada praticante.

::TOPO::

Candidaturas

Candidatos

Podem ser candidatos a este programa quem se enquadrar nos seguintes pontos:

1. Praticantes de Aikido que queiram seguir um plano específico de estudo de Aikido de forma a conseguir atingir um objectivo prático: atingir shodan (1º nível de cinto negro), nidan (2º nível), etc.

2. Praticantes de Aikido de outras cidades que queiram dedicar-se a aprender Aikido durante um período longo.

3. Praticantes de Aikido estrangeiros.

4. Praticantes de outras artes marciais que queiram estudar de uma forma mais profunda a arte do Aikido por um tempo definido.

5. Universitários à procura de residência (estes candidatos serão favorecidos)

6. Trabalhadores que encontrem no viver num sistema uchideshi, uma forma mais barata de conseguir alojamento.

 

Documentação

Todos os candidatos devem apresentar a seguinte documentação:

1. Um currículo incluindo um resumo da sua educação, profissão, treino de artes marciais, etc.

2. Um trabalho escrito sobre Aikido e declaração do seu empenhamento no Aikido;

3. Prova de seguro de assistência médica da APASD que deve ser mantido durante todo o período do programa.

4. Atestado médico certificando a condição física do candidato e a capacidade para a prática vigorosa de artes marciais.

5. Carta de introdução ou reconhecimento.

6. Termo de responsabilidade devidamente assinado

7. Ficha de inscrição devidamente preenchida, com 2 fotografias

::TOPO::

 
Responsabilidades dos Uchideshi

Horários e Treinos

Podem ser candidatos a este programa quem se enquadrar nos seguintes pontos:

- Todos os uchideshi devem acordar à mesma hora e participar nos trabalhos diários de limpeza das acomodações.

- Os uchideshi devem treinar todos os dias, pelo menos 2 vezes por dia.

- Os uchideshi devem apagar as luzes às 23 horas ou antes. Só os uchideshi que forem estudantes podem continuar com a luz acesa, desde que seja para estudar.

- Os uchideshi que são estudantes devem ter um tempo para estudar sem ser incomodados pelos outros, assim como os trabalhadores também devem ter tempo para trabalhar sem serem incomodados.

- Durante a época dos exames universitários, o uchideshi dai-sempai deve organizar os deveres de toban(*) dos uchideshi para que os estudantes possam estudar com proveito.

(*) Toban: quem está de serviço (seja na área da cozinha, da horta, compras, etc.)

 

Limpeza e Manutenção

Os uchideshi são responsáveis pela manutenção diária, arranjo e limpeza de todas as instalações: O Kamiza, tatami, vestiários, sanitários, duches, acomodações, lavandaria, a entrada e a parte de trás devem estar sempre limpos.

Os ushideshi devem criar uma lista diária para as limpezas e são responsáveis por partilhar as tarefas de manhã, antes e depois de cada aula e antes de ir dormir. Devem também arranjar equipas de limpeza para os projectos maiores de limpeza ou manutenção da casa. Duas vezes por ano, em Maio e em Dezembro, os uchideshi devem fazer uma limpeza geral nas acomodações dos uchideshi e no dojo. Nesta altura também serão ajudados por sotodeshi.

  - Kamiza

- O kamidana deve ser limpo todas as manhãs e a água do kamiza deve ser mudada logo pela manhã. As flores do kamisama devem estar sempre bonitas e frescas; a água dos jarros deve ser mudada frequentemente e as flores velhas substituídas por novas

- Uma vez por semana, ao sábado, os uchideshi devem substituir as oferendas de arroz, sal e saké no kamisama.

- Antes de entrar e ao sair da zona do kamidana, os todos os alunos devem fazer uma vénia.

  - Dojo

Todos os uchideshi devem ajudar na limpeza do dojo e chegar pelo menos 1 hora a 30 minutos antes do treino.

- O tatami deve ser primeiro varrido e depois limpo com os panos do dojo, antes e depois dos treinos. Depois, estes devem ser dobrados correctamente, verificada a identificação, e arrumados. Quando os panos estiverem sujos, os uchideshi devem lavar e secá-los.

- O pó das armas do dojo devem ser limpos todos os dias antes e depois dos treinos.

- O chão fora do tatami deve ser limpo todos os dias pelas manhã ou também durante o dia se se justificar e o caixote de lixo do dojo deve ser despejado antes de cada treino.

- Se no dojo houver plantas, os uchideshi devem verificar que as plantas do dojo estejam sempre bem cuidadas.

- Os uchideshi devem sempre arrumar as armas depois dos treinos e nunca utilizar as armas dos colegas. Os uchideshi dai-sempai devem cumprir com esta obrigação, dando o exemplo a todos os outros colegas, uchideshi ou não.

- As janelas do dojo devem ser limpas uma vez por mês.

- Uma vez por ano, se for necessário, os uchideshi devem pintar as paredes das instalações dos uchideshi e do dojo. Nesta altura também podem ser ajudados por outros alunos.

  - Cozinha e Refeitório

- A cozinha e o refeitório devem ser partilhados por todos e devem ser sempre mantidos limpos e todo o material a trabalhar em condições perfeitas.

- Os uchideshi deverão utilizar um sistema de toban para preparar e cozinhar as suas refeições. O pagamento da alimentação deve ser recolhidos pelo uchideshi dai-sempai ou por outro residente delegado por ele.

- Enquanto cozinham, o lume não deve ficar aceso sem ser usado, e depois de cozinhar o gás deve ser fechado.

- Depois das refeições todos os uchideshi devem ajudar na limpeza do refeitório e cozinha, lavando, secando e arrumando toda a loiça utilizada. Quando um uchideshi utilizar loiça deve sempre lavá-la, secá-la e arrumá-la.

- Os mantimentos privados de cada uchideshi devem ser identificados e guardados em local específico. Nenhum uchideshi deve utilizar os mantimentos dos seus colegas.

- Os uchideshi devem separar todo o lixo produzido: cartões e papéis, vidro, pilhas, lâmpadas florescentes, lixo orgânico, etc. A zona dos caixotes do lixo e arrecadação deve ser mantida limpa, arrumada e a cheirar bem. Devem também arranjar turnos para levar o lixo aos postos de recolha.

- Quando comprarem produtos de limpeza devem tomar o cuidado na escolha de produtos bio degradáveis. Os uchideshi devem evitar ao máximo utilizar produtos testados em animais ou que danificam o meio ambiente e produzir lixo tóxico, não degradável ou não reciclável.

  - Instalações e Acomodações

- Todos os dias os uchideshi devem revezar-se na limpeza dos balneários, vestiários e casas de banho

- Cada aluno é responsável por manter as suas acomodações sempre arrumadas e limpas.

- As pertenças pessoais de cada um devem ser mantidas arrumadas e a roupa lavada.

- Nenhum uchideshi deve tocar nas pertenças dos outros uchideshi.

  - Higiene pessoal

- Os uchideshi devem ser um exemplo de aprumo, mantendo-se limpos e asseados.

- Os uchideshi não podem usar adornos pessoais durante o treino ou nas instalações tais como colares, anéis e piercings. Também devem abster-se de usar perfumes e colónias.

- Nos treinos, devem apresentar-se limpos e aprumados, com unhas cortadas, sem cheirar mal dos pés, do corpo (suor, álcool, etc.) ou boca (devem manter uma higiene oral impecável). Antes dos treinos, devem sempre lavar os dentes e tomar banho.

- Os uchideshi são obrigados a tomar banho pelo menos uma vez por dia e antes do treino. Os banhos devem demorar no máximo 10 minutos. Antes de se deitar, podem tomar um duche rápido para limpar o suor do treino.

- Os uchideshi devem mudar a roupa pessoal frequentemente, lavando-a, secando-a e arrumando-a sempre.

- Os lençóis da cama devem ser mudados uma vez por semana, ao Sábado. Se saírem no fim-de-semana, deverão fazer a cama de lavado antes de sair, ou tirar os lençóis da cama e fazê-la de lavado ao voltarem. Os lençóis e outra roupa usada devem ser lavados, secados e engomados pelo próprio.

- Os uchideshi devem ter as vacinas obrigatórias em dia.

::TOPO::

 
Administração

Os uchideshi devem ajudar na administração das instalações e do dojo, orientando as inscrições dos uchideshi novos, ofertas ao kamisama e administração dos koshukai.

Loja e Secretaria

- Os uchideshi devem fazer o inventário do material para venda e encomendar ou reportar ao dai-sempai se as provisões estiverem em falha. Devem também vender este material a quem o solicitar, assentando sempre as vendas nas folhas adequadas.

- Os uchideshi devem enviar, receber e distribuir toda a correspondência do Dojo.

- Os uchideshi devem inscrever os novos alunos, manter as folhas de presenças e inserir os dados das presenças na base de dados do computador em cada mês, assim como ajudar o dai-sempai a fazer os relatórios anuais para serem enviados ao Conselho Técnico.

 

Acolhimento de novos alunos e visitantes

- Os uchideshi devem saber como acolher novos alunos ou visitantes, mostrando-lhes com simpatia os passos a seguir para se inscreverem, e/ou falando-lhes sobre o Aikido.

- Aos novos alunos deve ser-lhe ensinado a etiqueta e termos japoneses utilizados na prática do Aikido. Devem também ensinar-lhes a aquecer o corpo antes do treino e a fazer os diversos tipos de ukemi e shikko.

- Os uchideshi devem ajudar os novos alunos a vestir o keikogi e ensiná-los a atar o cinturão da maneira adequada.

- Antes e depois dos treinos devem orientar estes alunos nas tarefas a realizar no dojo.

 

Logística

- Os uchideshi devem verificar se o dojo tem todo o material necessário para primeiros socorros e devem comprar o material que falta: se for no dojo, pedir ao professor do dojo dinheiro para tal, se faltar nas instalações, pedir dinheiro da caixa de toban ao dai-sempai.

- Devem também fazer a distribuição de informação e directivas do professor.

- Se alguma coisa precisar de ser arranjada ou feita: (a) arranjá-lo ou fazê-lo, (b) arranjar alguém habilitado a fazê-lo.

 

Reuniões da APASD

- Os uchideshi devem participar nas reuniões tais como assembleias-gerais, reuniões para preparação de eventos nacionais ou internacionais em Portugal ou no estrangeiro.

- Os uchideshi devem ter turnos para ajudar na preparação de festas e reuniões do Kambukai ou do Conselho Técnico. Se tiverem de assistir à reunião, não devem transmitir a ninguém fora da reunião, aquilo que ouviram.

::TOPO::

 
Atitude e Conduta

Atitude

- Os uchideshi têm de ser educados e simpáticos para com os colegas e com o dai-sempai. Esta é uma regra estrita.

- Os uchideshi devem manter sempre um espírito alerta e observar tudo o que se passa no dojo, mantendo uma atitude de disponibilidade para ajudar o Mestre. Se necessário comunicar alguma ocorrência fora do comum ao dai-sempai.

- Os uchideshi devem ser expeditos nas suas tarefas e aproveitar o tempo restante para servir o Mestre e treinar.

- Os uchideshi devem manter o ruído ao mínimo possível.

 

Conduta

- Não se pode praticar Aikido (ken, jo, taijtusu e shuriken) dentro das acomodações dos uchideshi.

- Não se pode praticar outras artes marciais dentro do Dojo. Os uchideshi, incluindo o dai-sempai, não podem estudar outra arte marcial para além do Aikido, enquanto forem uchideshi da APASD e do Mestre. Se quiserem estudar outra arte marcial só poderão dedicar-se ao estudo do Aikido e de outras actividades como sotodeshi.

- Os uchideshi podem faltar a dois ou mais treinos por semana se tiverem de estudar para exames ou ajudar os seus familiares.

 

Visitas

- Os uchideshi não devem permitir a entrada ou permanência de visitantes nas acomodações (dormitórios e refeitório) e nos terrenos do Dojo.

- Também não devem permitir a entrada ou permanência de outros praticantes de Aikido nas acomodações sem licença anterior do dai sempai. Os membros do Conselho Técnico da APASD podem entrar, permanecer e utilizar as instalações dos uchideshi quando quiserem. O dai-sempai deve referir estes casos no relatório semanal ao Mestre.

 

Ausências

- Os uchideshi devem pedir ao dai-sempai e avisar os colegas quando querem ou precisem de se ausentar do Dojo, estipulando o tempo que estarão fora. Da mesma forma devem avisar quando regressarem.

- Durante o período de férias os uchideshi de longa duração podem voltar para as suas famílias mas devem continuar a cumprir com os pagamentos mensais. Se houver algum estágio neste período, os uchideshi têm a obrigação de frequentá-lo.

 

Televisão e Música

- Não se pode ver filmes de Aikido durante as refeições ou quando se está a beber bebidas alcoólicas.O uchideshi dai sempai também tem a obrigação e o dever de cumprir com esta regra.

- Os uchideshi poderão usar a televisão das instalações, mas durante a semana só poderão ver filmes de artes marciais e de Aikido, o boletim meteorológico, as notícias, ou programas educativos. Não devem nunca deixar a televisão acesa sem estarem presentes. Se os tiverem uma televisão ou aparelhos de música próprios estes devem estar nas suas acomodações e podem ser usados nas horas vagas, desde que com auscultadores.

 

Despedida

- No final da permanência como uchideshi, os alunos devem despedir-se do Mestre, dos sempai e dos colegas com cordialidade e deixar um presente no mínimo de 25 euros ou duas garrafas de vinho (ou uma grande de saké). O vinho pode ser substituído por idêntico presente em mantimentos ou material que o dojo precise.

::TOPO::

 
Casos Específicos

Koshukai

Os uchideshi devem participar em todos os estágios (koshukai) nacionais e internacionais em Portugal.

- Devem chegar muito antes dos sotodeshi, fazer a limpeza do dojo e do kamiza. Devem também montar as mesas de pagamentos do koshukai e preparar a folha das presenças.

- No final dos koshukai devem ser os últimos a sair do dojo, verificando sempre que o dojo esteja limpo e tudo arrumado. Devem também verificar que o dojo fique bem fechado.

 

Otomo

Os uchideshi muitas vezes deverão acompanhar o Mestre como otomo (lit.: acompanhante) e por isso devem estar disponíveis (os que não sejam estudantes ou trabalhadores).

- Os otomo devem organizar as viagens do Mestre, verificar que tanto o Mestre como o próprio têm o equipamento necessário, saber dobrar o keikogi e o hakama do Mestre e ajudá-lo a carregar as bagagens.

- Só o Soke (Hitohiro Saito Shihan) e o Mestre podem utilizar os uchideshi como otomo. Mesmo no caso do uchideshi dai-sempai ser também professor, este não pode usar os uchideshi como otomo.

 

Uchideshi Dai-sempai

Para se tornar uchideshi dai sempai (o estudante residente mais velho ou encarregado de dirigir a residência), o candidato deve ler e assinar um contrato entre ele e a APASD.

- O uchideshi sempai deve dar o exemplo de boa educação e simpatia. Deve manter uma boa relação com o Mestre, os seus sempai, os professores da APASD, os praticantes de todos os listas, os uchideshi e os vizinhos.

- O uchideshi sempai tem como obrigação gerir a vida dos uchideshi de uma forma correcta e harmoniosa de acordo com as regras do Mestre. Deve responsabilizar-se por manter todas as instalações em perfeito estado.

- O uchideshi sempai deve organizar metodicamente todas as tarefas diárias e/ou semanais dos restantes uchideshi. Deve estruturar os seus treinos de acordo com os seus horários de trabalho, estudo ou de tipo de permanência. Para tal deve conceber um plano de trabalho mensal ou anual, submetê-lo à aprovação do Mestre e aplicá-lo.

- O uchideshi dai sempai deve fazer a administração geral das instalações. Deve também responsabilizar os outros uchideshi de forma ajudá-lo nestas tarefas.

- Uma vez por semana ou no caso de qualquer eventualidade, o uchideshi sempai deve fazer um relatório ao Mestre. Tem também a obrigação de avisá-lo quando haja mudanças dentro das instalações, tais como uchideshi que saem ou que entrem. Deve propor ainda ao Mestre todas as regras extras que queira estabelecer dentro das instalações: não pode aplicar novas regras sem uma autorização escrita deste.

- O uchideshi dai sempai deve manter uma contabilidade apurada dos pagamentos dos uchideshi, dos gastos dentro das instalações e do sistema de toban. Não pode cobrar mais dinheiro aos uchideshi do que o proposto.

- O uchideshi sempai deve participar no sistema de toban e preparar as refeições.

- Se o uchideshi sempai for também professor, não pode incentivar os uchideshi a irem praticar no seu dojo.

 

Doença ou Lesões

- Os uchideshi se estiverem muito doentes podem faltar aos treinos de Aikido. Neste caso o uchideshi dai-sempai deve avisar o Mestre e o uchideshi doente deve ver um médico. Se os uchideshi forem medicados, o dai-sempai deve ser avisado e este deve avisar o Mestre.

- Os colegas dos uchideshi doentes devem fazer turnos para ajudá-lo durante a convalescença.

- Se os uchideshi tiverem luxações graves ou membros partidos que os impeçam de treinar, devem, conforme o caso, assistir aos treinos de keikogi. Os outros colegas devem ajudá-los.

- Se, por negligência pessoal, o uchideshi demorar muito a curar-se, receberá uma primeira advertência. Caso continue a demorar muito a curar-se o uchideshi doente deverá ser internado num hospital ou voltar para casa.

::TOPO::

 
Causas de Expulsão

Nenhum pagamento é reembolsável em caso de expulsão.

Uso de Intoxicantes

- É proibido fumar bem como a utilizar drogas em todo o Dojo. Os uchideshi que usem drogas ou estejam constantemente embriagados serão expulsos.

- É proibido tomar bebidas alcoólicas dentro das acomodações, antes dos treinos e beber em excesso.

 

Quebras de etiqueta e conduta

Serão expulsos os uchideshi que:

- Lutem dentro das instalações.

- Usem linguagem abusiva contra os colegas ou uchideshi dai-sempai.

- Deixem entrar estranhos dentro das acomodações sem licença do uchideshi dai-sempai.

- Não frequentem as aulas de aikido.

- Não consigam manter as instalações limpas nem participem na limpeza das mesmas com os outros uchideshi.

- Recusem cozinhar ou ajudar na confecção das refeições.

- Não frequentem os estágios nacionais e internacionais em Portugal.

- Estudem outra arte marcial, para além do Aikido, durante a sua permanência como uchideshi.

- Não paguem as mensalidades, quotas anuais ou seguros.

::TOPO::

 

Horários dos Uchideshi

Os uchideshi têm tantos deveres ou obrigações como os sotodeshi, mas, pelo facto de estarem sempre no dojo, têm horários diferentes, que não é sempre possível os sotodeshi seguirem.

De qualquer forma, os sotodeshi também devem saber quais os horários dos uchideshi para poderem ajudar quando preciso ou para não ficar a incomodar, como por exemplo à hora do deitar. Assim em baixo deixamos os mesmos para estudo de todos:

 

- Despertar: 05h45

- Deitar: 23h00

 

Soji:

- Manhã: 06h00

- Tarde: 17h00

- Sábados e Domingos: 08h00

 

Refeições:

- Almoço: 13h00

- Jantar: 21h30

 

Os uchideshi podem sempre fazer tudo mais cedo. Não podem fazer mais tarde do que a hora estabelecida.

Quando os sotodeshi tenham licença do mestre (os professores e membros da Direção e Conselho Técnico não precisam desta licença), podem ficar a comer com os uchideshi, mas, antes de se irem embora, têm sempre de lavar a loiça e ajudar na limpeza geral depois de comer.

Também, todos os sotodeshi que treinem jyu keiko (treino livre antes ou depois das aulas) devem sempre limpar o tatami antes de sair. Por isso devem ter em atenção as horas a que têm de sair para depois não deixar o trabalho da limpeza para os outros colegas.

Todos os sotodeshi que comerem com os uchideshi e tiverem de acabar a refeição mais cedo, devem sempre agradecer, lavar e secar a loiça que sujaram.

 

- Jyuugeiko: treino livre (antes ou depois das aulas)

- Sotodeshi: estudante não residente (vem de fora)

- Soji: limpeza

- Uchideshi: estudante residente

::TOPO::

 

Tabela de Preços

Preços

 

::TOPO::