Siga-nos no facebook!

Estátua de Morihiro Saito Shihan em Iwama

 

Estágio Campilhas - Summer Seminar

::: site oficial >>

1º Estágio Nacional de Crianças e Jovens

::: site oficial >>

Estágio Internacional na Rússia 2011

::: site oficial >>

Estágio Internacional em Itália 2011

::: site oficial >>

Estágio Internacional na Argentina 2011

::: site oficial >>

Estgio Internacional - Setembro de 2011

05 de Setembro de 2011

::: ver >>

Estgio de Junho de 2011

16 de Junho de 2011

::: ver >>

Obras no Honbudojo (2)

03 de Maio de 2010

::: ver >>

Obras no Honbudojo (1)

19 de Abril de 2010

::: ver >>

Estgio de Professores

14 de Maro de 2010

::: ver >>

Estgio de Kumijo

28 de Fevereiro de 2010

::: ver >>

Celebrao

14 de Fevereiro de 2010

::: ver >>

Kagami Biraki

7 de Fevereiro de 2010

::: ver >>

Antigo Honbudojo

::: ver >>

Saito Sensei

::: ver >>

Fotografias de O'Sensei

::: ver >>

Associação Portuguesa Aikishurendojo

A Associação Portuguesa Aiki-Shuren Dojo foi constituída a 16 de Janeiro de 1989 (publicação no Diário da Républica, III Série, n.º 39, de 16/02/1989). É uma associação sem fins lucrativos, de natureza cultural, educacional e desportiva, que visa desenvolver a prática do Aikido Tradicional (Iwama Ryu Aikido), mantendo-se directamente ligada ao Dojo de Iwama.

É seu objectivo divulgar o Aikido num plano de aprendizagem e intercâmbio educacional, cultural, desportivo e técnico, sem prejuízo da autonomia e independência dos sócios filiados, perante todos os organismos nacionais e internacionais.

São sócios da A.P.A.S.D., os sócios fundadores, clubes, associações e pessoas singulares, praticantes de Aikido tradicional, não integradas em organismos similares e que se identifiquem com o objecto e natureza da Associação.

A A.P.A.S.D. é a única associação de Aikido em Portugal que envia regularmente os seus instrutores e praticantes ao Japão e a estágios internacionais.

Porquê Aiki-Shuren Dojo?

"É muito engraçado (Risos). Nós costumávamos massajar Saito Sensei antes do início de cada aula, Sensei chegava meia hora antes e íamos para a cozinha velha, a de O'Sensei. Sensei deitava-se no chão e nós massajávamo-lo, o que servia de aquecimento para ele e para nós (Risos), porque ficávamos completamente a suar uma vez que Sensei gostava de ser massajado com vigor. 

Então, numa dessas vezes, Sensei começou a sugerir vários nomes para o meu dojo em Portugal e acabou por escolher Portugal Aiki-Shuren Dojo - "Este é que é o nome correcto para chamares ao teu dojo em Portugal".

O que é engraçado é que foi através da massagem que ele foi dando nomes para o dojo. Eu sabia que estava lá escrito, à porta do dojo de Iwama, o mesmo nome - Aiki-Shuren Dojo, mas não sabia muito bem a importância que isso tinha. Mais tarde é que fiquei a saber a importância de se chamar Aiki-Shuren Dojo, pois significa a prática austera da Via do Aiki e ter esse nome significa muita coisa, significa que se realmente queremos merecer o nome, temos que praticar de uma certa forma. Se Sensei deu este nome é porque queria que seguíssemos a Via da prática austera do Aikido, que é a forma como se pratica lá em Iwama. Nós temos tentado, mas é difícil, muito difícil mesmo".

Tristão da Cunha