Siga-nos no facebook!

Estátua de Morihiro Saito Shihan em Iwama

 

Estágio Campilhas - Summer Seminar

::: site oficial >>

1º Estágio Nacional de Crianças e Jovens

::: site oficial >>

Estágio Internacional na Rússia 2011

::: site oficial >>

Estágio Internacional em Itália 2011

::: site oficial >>

Estágio Internacional na Argentina 2011

::: site oficial >>

Estgio Internacional - Setembro de 2011

05 de Setembro de 2011

::: ver >>

Estgio de Junho de 2011

16 de Junho de 2011

::: ver >>

Obras no Honbudojo (2)

03 de Maio de 2010

::: ver >>

Obras no Honbudojo (1)

19 de Abril de 2010

::: ver >>

Estgio de Professores

14 de Maro de 2010

::: ver >>

Estgio de Kumijo

28 de Fevereiro de 2010

::: ver >>

Celebrao

14 de Fevereiro de 2010

::: ver >>

Kagami Biraki

7 de Fevereiro de 2010

::: ver >>

Antigo Honbudojo

::: ver >>

Saito Sensei

::: ver >>

Fotografias de O'Sensei

::: ver >>

Informações Gerais

O EQUIPAMENTO

Todo o aikidoka deve comprar um keiko-gui branco (igual ao do judo ou karate) com cinto branco até SHODAN e branco com cinto negro e hakama (calça larga, negra) a partir de SHODAN. Deve também, possuir um jo, um bokken e um tanken.

OS NÍVEIS

No Aikido Tradicional não existem graduações até dan, nem cintos de cores. Não sendo obrigatório, o praticante de Aikido da A.P.A.S.D. pode solicitar ser avaliado em dez Níveis de Prática que servirão para ajudá-lo a interiorizar as técnicas do Aikido, associando o nome à forma. Este processo de aprendizagem será de muita utilidade, pois irá preparar o aluno para o exame de SHODAN (cinto negro), onde demonstrará um conhecimento da técnica básica. O aluno assíduo (diariamente), educado e cumpridor, levará não mais do que dois anos a atingir o cinto negro. Em cada Avaliação de Nível de Prática, o aluno receberá um diploma comprovativo. Mesmo depois de atingir o cinto negro, o praticante pode, se quiser, continuar a ser avaliado, participando com os principiantes neste processo. Estas avaliações servem ainda de guia para os requerimentos técnicos dos praticantes que venham de outras associações de Aikido.

REGRAS GERAIS

Os alunos devem apresentar-se para o treino asseados, com as unhas curtas e limpas, e o cabelo curto ou atado. É rigorosamente proibido o uso de adornos. O aluno deve chegar quinze minutos a meia hora antes do treino e ajudar na limpeza do Dojo que é sempre feita antes e depois da aula. Todos os alunos devem seguir as saudações tradicionais e normas de cortesia existentes no Dojo.

Todos os interessados que queiram observar um treino devem pedir licença ao professor apresentando-se no Dojo no mínimo dez minutos antes do treino começar, e comprometer-se a permanecer até ao final do mesmo. Durante o treino não é permitido comer, mastigar pastilhas elásticas, falar alto ou adoptar posições impróprias.

INSCRIÇÃO

As inscrições dependem dos ginásios, pois cada um tem regras próprias. Geralmente em cada ginásio o aluno deverá preencher fichas tanto para o ginásio como para a A.P.A.S.D., pagar as quotas exigidas pelo ginásio, assim como o seguro. É mandatória a aquisição de um cartão de sócio da A.PA.S.D. e um livrete para o registo dos exames e estágios. O número de fotografias necessárias depende de cada ginásio, podendo ser substituidas por fotocópias.

::TOPO::